Sónia Aniceto

Artista Plástica

Socials

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, beneficiou duma Bolsa Erasmus no ano 2000, para estudar na Academia de Belas Artes de Bruxelas, no atelier de Tapeçaria contemporânea. Em 2001 foi artista residente do Centro Cultural Depianofabriek. Frequentou os seminários da pós-graduação em teoria de Arte da Academia de Belas Artes assim como o DEA interuniversitário em Arte Atual da ULB (Universidade Livre de Bruxelas. De 2001 a 2006 trabalhou nos ateliers de cenografia da Ópera Real La Monnaie.

Em 2005 obteve a Agregação oficial para exercer no ensino das artes plásticas. Para além do ensino artístico, Sónia Aniceto é regularmente artista convidada de Mus-e para animar ateliers e realizar projetos de artes plásticas nas escolas de Bruxelas.

Em 2007 recebe a nomeação para os Prémios Talento na categoria das Artes Visuais – Prémio atribuído pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal.  Nominação prémio Hamesse 2011, Bruxelas. Seleção Canvas /RTBF collectie 2012 – Bozar, Palais des Beaux Arts de Bruxelles. Bienal Contextile 2012 e 2020, Guimarães. Seleção Scythia 2013 – Exposição Internacional de arte têxtil contemporânea, na Ucrânia. Prémio «técnica e originalidade» ART-Spanner 2014 – Mostra Internacional de arte têxtil contemporânea em Essen, Alemanha.  Biennal d’art contemporain de Tinos 2017 na Grécia. Coleção Lusofonias, exposição itinerante – Istanbul et Ankara. Participação na qualidade de artista convidada na 3ème Bienal Internacional de Gaia. 2020 e 2021- Residêcia artistica com o coletivo “Espirito Mundo” no See U, e na Maison du Peuple de St Gilles, Bruxelas. The Female Thread, exposiçao internacional virtual com a curadoria de “Emerge/converge”.

Na qualidade de artista plástica, desenvolve a sua carreira na Bélgica, na França, na Alemanha, nos EUA e em Portugal, onde é representada por várias galerias e se encontra em coleções públicas e privadas.

Participa regularmente em feiras internacionais de arte contemporânea:

Kunst Rai (Amsterdão); Art Karlsruhe (Alemanha); Art Up – (Lillle) ; London Art Fair; Contemporary Istanbul; Scope Basel (Suiça) ; Just Lx (Lisboa); Art Gent (Belgica); C.A.R. (Essen – Alemanha); St’art – (Estrasburgo – França ) ; SLICK (Bruxelas e Paris); AAF (Bruxelas e Londres) ; SIAC (Toulouse– França)