O projeto Obras de Capa
APRESENTAÇÃO
História e Missão

Uma original ideia de representar na capa de uma revista durante 12 meses, 12 quadros. A Missão? Promover durante um ano um artista plástico e terminada essa jornada, iniciar uma nova, com uma exposição itinerante por diversos países. Divulgar a cultura, os artistas as suas obras.


PROJETO OBRAS DE CAPA
Sobre o autor

Jorge Vilela nasceu em 1966, na cidade de Braga.
É fundador e Diretor de Design e Comunicação, da AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes e criador do projeto Obras de Capa.
O projeto teve duas fases distintas. Inicialmente tive a ideia de usar uma obra de arte na capa, com diversos autores e não só pintura, mas rapidamente percebi que dessa forma iria dar pouco destaque ao artista, e eu queria mais que a obra, projetar o autor. Assim avancei com o projeto, lançando o desafio ao Mestre Carlos Farinha para conceber 12 meses de capas – 12 obras. Mais tarde percebi que podia estender a divulgação da sua obra e do autor se fizesse uma exposição – no caso itinerante pelas Comunidades Portuguesas – porque absorve não só a pintura, como a língua portuguesa (textos que acompanham as obras) – e desta forma temos dois anos de promoção de cada artista.